trabalho em turno , noturno e o impacto na saúde

                           Trabalho em turno e noturno

Quando  trabalho á noite me sinto mais cansado, irritado e disperso . Tento dormir por 7 ou 8 horas mas acabo dividindo em dois blocos, almoço e atividades  pouco exigentes entre um e outro . Assim vive o petroleiro Waltemir Antonicelli quando trabalha no turno da noite , entre 23:30 hs  e 7:30 hs . Depois de 2 dias  de trabalho noturno , ele passa 3 dias de folga e , em seguida  muda de turno . O horário instável para dormir , frequente para quem tem turnos alternados de trabalho , traz consequências á saúde , conforme aponta diversos estudos sobre o tema  . Além de sentir cansaço , irritação e dificuldades de concentração , esses trabalhadores  tendem a desenvolver problemas gastriointestinais , cardiacos , redução da memória , diabetes ,obesidade , osteoporose e depressão . No caso das mulheres , há  o agravante de maior propensão a desenvolver disfunções ginecológicas .

Diversos tipos de atividades , como controle de transportes , telefonia , produção em processo continuo e trabalho em hospitais , exigem o sistema de turno ou noturno . Atividades comuns , como as de supermercados  e academias de ginástica , passaram a ser realizadas a noite em função da  ampliação de ofertas e produtos e serviços caracteristica da sociedade moderna . A constituição  federal no artigo 7 , inciso  IX , estabelece , que a remuneração do trabalho noturno deve  ser superior á do diurno, além de considerar a hora trabalhada equivale  a 52,5 minutos ( e não 60 ) , como prevê a lei para trabalhos noturnos nas cidades . Essas diferenciações legais pretendem compensar os danos que a atividades  noturnas pode causar a saúde dos trabalhadores . Não compesam . O sono não é uma moeda de troca , afirma o neurológista e especialista em medicina do sono do hospital das clinicas da USP , Flávio Alóe .

Ele explica que o corpo possui uma lógica  natural que o prepara  para a vigilia durante o dia e o repouso  á noite , com as variações  na produção do hormônio cortisol ao longo do dia , e a produção do  hormônio melatonina na ausência de luz . A  pessoa que acordada e exposta á  luz durante a  noite , força  seu organismo a alterar o ritimo natural , regido pelo chamado ciclo circudiano , e quase sempre  não consegue inverter seus hábitos  e as condições que a rodeiam para  que haja  uma readaptação  perfeita . Além do sol , os barulhos da cidade  , o telefone ou uma campainha que  toca e a rotina da familia ( ainda mais exigente e barulhenta quando há filhos )atrapalham o sono desse trabalhador , diz Alóe . Para agravar  o quadro o trabalhador tende a inverter seus hábitos nos finais de semana  e nos dias de folga  no intuito de resgatar sua vida social , sair com a familia e os amigos .

Claùdia Moreno , professora do departamento de saúde ambiental da faculdade de saúde publica da USP , compara o trabalhador noturno a uma viagem para o outro lado do mundo , que desregula o organismo do viajante (o efeito JET-LAG  como é conhecido) e exige uma readaptação . Os efeitos do trabalho noturno durante a semana ,  com a tentativa de reversõa nos dia  de folga , equivalem a uma viagem ao Japão a cada semana . Diz Claúdia ,  uma vez  que o tempo para a readaptação do viajante é de cerca   de 24 dias , o corpo nunca consegue se reequilibrar . Esse desequilibrio é maior para os trabalhadores em turno , do que para o trabalho fixo noturno e é ainda pior para  casos como os dos caminhoneiros , que recebem pedidos de serviços noturnos com pouca antecedência e não consegue se preparar dormindo antes .

RISCOS

A pesquisadora da  USP estudou os disturbios do sono em 10.400 caminhoneiros  e constatou que 25 % tem alto risco de desevolver apnéia do sono (parada respiratória súbita durante o sono ) e 15 % já dormiram  ao volante  . A sonolência pode causar graves acidentes nas estradas . De acordo com Claùdia , embora a proporção de acidentes á noite nas rodovias seja menor do que durante a dia (40 % contra 60 % ) , até em função do menor fluxo de  veiculos de madrugada , a  gravidade  da maioria dos acidentes noturno é maior e 60 %  são fatais .

A pesquisadora Lúcia Rotenberg , do laboratório de educação em ambiente e saúde do departamento de biológia do instituto Oswaldo Cruz (RJ) , afirma que muitas doenças já tem relação comprovada com  o trabalho noturno e em turno : maus hábitos alimentares associados á rotina invertida de horário , apnéia , abesidade , depressão , envelhecimento precoce , problemas cardiacos  e gastriointestinais . Existe estudos do câncer ginecológico e infertilidade , mas ainda não há consenso nessa área , afirma Lúcia .

As disfunções decorrentes do trabalho notrno muitas vezes levam ao afastamento do trabalhador . Segundo a professora  Frida Marina Fischer , pesquisadora da área de trabalho em turno e noturno da faculdade de saúde publica da USP , o envelhecimento funcional precoce  é uma das causas mais frequente desses afastamentos . Ela ressalta que o trabalhador em turno ou noturno apresenta redução do desempenho com o passar do tempo além da observada por trabalhadores  diurno , pois as adversidades da atividade noturna soma-se ás atividades  estressantes habituais do trabalho .

As mulheres sofrem mais com esse tipo de trabalho . Lùcia que se espedializou no estudo das diferenças de género relacionadas as consequencias do trabalho noturno , verificou que o grande problema das mulheres é o fato de seu sono não ser  respeito como os dos homens . Quando o marido trabalha á noite , a esposa se ocupa da preservação do seu sono e administra o silêncio a casa . Quano ocorre o inverso , a mulher prioriza a casa e os filhos durante o dia em detrimento do sono , afirma .

Algumas medidas atenuam os problemas dos trabalhadores noturnos . Aconselha-se o uso de óculos escuros na volta para casa , pela manhã , para reduzir a exposição á luz , o gerenciamento dos horários , evitando inverter os hábitos no final de semana , atividades físicas em horários adequados , nunca logo após o trabalho , e a não ingestão de bebida alcoolica e bebida com cafeína . Consumir suco antioxidantes natural para reforçar o sistema imunológico , controle de radicais livres e equilibrio do cortisol . Porém , o ideal mesmo seria respeitar as regras naturais do corpo acordar com a luz do sol e dormir no escuro da noite .